sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz ano novo!

A poucas horas da virada do ano, resolvi deixar aqui algumas reflexões sobre o ano que passou e algumas idéias para 2012. Esse ano não vou fazer a lista de "resoluções de ano novo", até porque já venho fazendo muitos planos para o próximo ano, quando terminar meu tratamento. Tem coisas que já deveria ter começado faz tempo, mas algumas delas são muito muito difíceis de começar. Não me cobro mudanças radicais simplesmente por ter ficado doente e passar a enxergar a vida de forma diferente. Por exemplo, controlar minha compulsão por doces é tarefa hercúlea, mesmo que tenha o propósito de ter hábito mais saudáveis... hehehe. Brincadeira!!! É claro que estou falando de coisas muito mais profundas e de cunho psicológico e emocional.
2011 ficará marcado como o mais difícil e sofrido da minha vida. Ao mesmo tempo, se tornou o mais iluminado, por ter aberto meus olhos para muitas coisas boas. Me abri ainda mais para a religiosidade e espiritualidade, como há muito tempo vinha sentindo necessidade, porém nunca acontecia fato. Me deparei com coisas que eu precisava estudar, entender e aceitar. A relação com a minha família de certa forma também mudou, ficou mais intensa e compreensiva. Passei a exercitar a compaixão de uma forma tão reconfortante, que passou a fazer tanto sentido e de forma tão natural, não mais como uma "obrigação" cristã de fazer o bem.
Não me tornei uma santa em 2011... hehehe. Ainda há um caminho bem longo pela frente até que eu alcance os louros do adiantamento moral. Tenho apenas me esforçado bastante. "Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más" (O Evangelho Segundo o Espiritismo)
Só tenho o que agradecer a Deus por tudo de bom na vida e, principalmente, pela MINHA VIDA!
Que 2012 traga mais amor e paz ao meu coração e de todos que convivem comigo... e muita muita SAÚDE!!!! 

Feliz ano novo!

domingo, 25 de dezembro de 2011

Estou de volta

Estive afastada aqui do blog por 4 meses. Intenção de voltar a escrever sempre ficava rondando minha cabeça. A última vez que tinha escrito foi no dia da minha cirurgia, então, achava que devia ir dando notícias dos progressos. Confesso que me faltou coragem (e um pouquinho de disposição) para registrar aqui momentos tão difíceis. Desde que comecei a contar aqui minha trajetória contra o câncer, tentei me manter sempre muito positiva diante de tudo. No entanto, nem sempre estive assim nesses 4 meses e, talvez por isso, minha hesitação em escrever.
Sabe quando você está de férias na praia e só chove, e tudo que você quer é que a chuva passe para aproveitar um belo dia de sol. Ou aquela sensação de, depois de um dia de trabalho super cansativo e estressante, tudo que você quer é chegar em casa, tomar um bom banho e relaxar. Acho que era assim que eu estava me sentindo. Só queria que todo aquele "pós-operatório" acabasse para poder voltar a viver minha vida, apesar de ainda ter que continuar com a quimioterapia maio do ano que vem.
Eu tinha certeza de que seria uma cirurgia grande, de recuperação difícil, mas eu nunca podia imaginar a intensidade da dor que eu senti. Foram 2 meses de dor 24 horas por dia e total dependência para as atividades da vida diária (AVDs). Para piorar, além de toda essa dor, as sessões de quimioterapia foram retomadas logo. Eram 2 sofrimentos juntos. Minha mãe e minha irmã foram uns anjos na minha vida, cuidando de mim com tanta dedicação durante esse período.
O câncer foi retirado, juntamente com todo o osso onde ele estava (escápula direita) e todos os músculos ao redor dele. Isso me dá uma margem de segurança ótima, porém uma restrição motora permanente do ombro. Lidar com isso também não foi fácil, apesar de saber que esse seria o desfecho desde o início do tratamento. A dor melhorou, comecei a fisioterapia e conquistei minha independência para as AVDs, mas tinha esperança de conseguir mexer um pouco mais o ombro. Até que a equipe de fisioterapia do SARAH me "despachou" e disse para eu seguir minha vida e usar o braço o quanto pudesse, já que esse era o máximo que eu iria atingir mesmo (ou seja, nada!!! nenhuma mobilização ativa!!!). Algumas coisas são muito difíceis de ouvir, mesmo quando você já sabe. Decidi procurar acompanhamento fora do SARAH, afinal, qualquer ganho de mobilidade que eu tenha, mesmo que pequeno, já é uma vantagem. Chegaram os recessos de final de ano, então, vou começar esse novo desafio só ano que vem. Espero ter ótimas notícias em breve.
Por tudo isso, explico meu sumiço desta casa. Apesar de certo desânimo nesse período, minha fé continuou inabalável, com a certeza de que tudo iria passar (e passou!) e eu estaria aqui novamente afirmando que meu sofrimento é muito pequeno perto de tantos outros e que Deus me faz forte para enfrentar todos eles. Nos momentos de maior desespero, sempre chamei por Deus e Ele me atendeu, acalmando meu coração. "Por isso vos digo: todas as coisas que vós pedirdes orando, crede que as haveis de ter, e que assim vos sucederão." (Marcos, XI: 24)

Então é Natal

Quando penso em música de natal, a música do John Lennon é a mais marcante pra mim. Queria ter colocado um vídeo com a letra, mas achei melhor colocar o vídeo oficial, com muitas cenas fortes de guerra e tristeza, mas que sempre me emocionam quando assisto. Paz e amor são sentimentos que todos desejam uns aos outros nessa época de festas. Mas será que realmente nos empenhamos para viver em paz e amor? Será que não deixamos de lado a caridade e compaixão, que são os ensinamentos do Cristo, e apenas comemoramos mais uma data comercial, com muita comida, bebida e presentes? Refletindo sobre a música... que todos tenhamos um natal em harmonia, independente de raça, idade, condição social, avaliando bem aquilo que temos feito de bom e de ruim e procurando melhorar no ano que está para começar. Que possamos dar valor às coisas que realmente importam e aprender cada vez mais a viver o amor de Deus.

FELIZ NATAL E ÓTIMO ANO NOVO!



Happy Xmas (War Is Over) - John Lennon

So this is christmas
And what have you done
Another year over
And new one just begun

And so this is christmas
I hope you have fun
The near and the dear one
The older and the young

A very merry christmas
And a happy new year
Let's hope it's a good one
Without any fear

And so this is christmas (war is over...)
For weak and for strong (...if you want it)
The rich and the poor one
The world is so wrong

And so happy christmas
For black and for white
For the yellow and red one
Let's stop all the fight

A very merry christmas
And a happy new year
Lets hope it's a good one
Without any fear

And so this is christmas
And what have we done
Another year over
And new one just begun...

And so happy christmas
We hope you have fun
The near and the dear one
The older and the young

A very merry christmas
And a happy new year
Let's hope it's a good one
Without any fear

War is over
If you want it
War is over
Now