sábado, 12 de outubro de 2013

Alergia a esparadrapo

Desde que comecei a quimioterapia, foi implantado um cateter de longa permanência (Porthocath), por onde recebo a infusão da medicação a cada sessão. O cateter é puncionado com uma agulha especial, que é fixada com um curativo. Quanto mais tempo o cateter ficar puncionado, maior o contato com o esparadrapo (qualquer que seja ele). Aí está o problema para quem tem alergia como eu. Lá no Hospital Sarah, há disponível vários tipos de fita (Micropore, Mefix, Tegaderm) e eu já testei todos. Com o Tegaderm, a pele ficou tão queimada que chegou a formar bolhas. O que dá menos alergia é o Micropre mesmo. Apesar de ele soltar com mais facilidade e precisar refazer o curativo ao longo da internação, e também de deixar muita cola na pele, sempre peço para colocarem o bom e velho Micropore.
Já testei várias coisas para tirar a cola que fica na pele. No início, nem tirava porque a pele ficava tão sensível e dolorida que preferia deixar. O que acontece é que essa goma vai colando nas roupas e, pior ainda, o pelo da roupa vai grudando na goma e ela vai ficando preta, e você ficando com cara de suja (risos). De todas as estratégias, a melhor que achei até agora é passar uma camada generosa de Bepantol em toda área com cola, deixar por alguns minutos e depois retirar no banho, com água morna, ou até mesmo com um algodão molhado. Sai tudo mesmo! Além do mais, o Bepantol já vai recuperando a pele sensível.




PS- Estou usando agora o Bepantol Baby mesmo. A fórmula do Baby e do Derma são exatamente iguais exceto pela Lanolina. Segundo a representante do próprio laboratório Bayer, a diferença da lanolina muda apenas a textura entre os dois, deixando o Derma mais transparente e mais fino.

16 comentários:

  1. Hypafix...bom samaritano

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo depoimento.
    Ajudou-me bastante.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz cirurgia da mama e daí muito prurido (coceira na mama por causa do esparadrapo).comprei curativos Nescare 50mm x 101...

    ResponderExcluir
  4. Fita azul da 3M é para peles sensiveis, fiz cirurgia da mama, e estou usando este, sou alergica ao micropore

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente a sua idéia. Ja estou procurando onde compra-la.Acho que sera pela internet.

      Excluir
    2. Comprei a fita azul e ela é muito boa. Perfeita. Valeu a pena. Não solta cola nenhuma. O nome dela completo é Fita de silicone de remoção suave da 3M. Comprei uma pela internet e a outra por uma loja na minha cidade atraves da informaçao dada pelo 0800 da 3M.

      Excluir
    3. Gente usei já o hidropore eke é mais transpatente e "as vezes"funciona ....mas se passa muito tempo usando não há pele que aguente ...retirei o rim esquerdo dessa vez e acabei não exigindo o hidropore ....o micropore arranca minha pele ....faz bolha ...o nescare tbm judia muito....to cheia de bolha e em alguns lugares carne viva....doi mais o estrago da alergia do que os cortes em si....

      Excluir
  5. Fita azul da 3M é para peles sensiveis, fiz cirurgia da mama, e estou usando este, sou alergica ao micropore

    ResponderExcluir
  6. Oi. Também tenho essa alergia e melhorou bastante usando o micropore transparente.

    ResponderExcluir
  7. Oi. Também tenho essa alergia e melhorou bastante usando o micropore transparente.

    ResponderExcluir
  8. Tive alergia ao micropore,fiquei com feridas.Agora vou ver se tem outro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já achaste algo p/ substituir que se encontre no mercado?

      Excluir
  9. Fita azul da 3M, vou comprar.... Obrigada Adiana!!!!

    ResponderExcluir
  10. Também uso o Porth eestava em busca de alternativas ao micropore / medpore, que deixam a minha pele super machucada. Vou tentar a fita azul. Obrigada por compartilhar. Boa melhora para tds nós!!! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu descobri que tenho alergia a esparadrapo colocaram no meu braço pra por o acesso pro soro mas tive alergia e na manhã seguinte amanheci com o corpo todo cheio de bolinhas alérgica pescoço rosto barriga onde ta mais feio e o resto do corpo estao me dizendo que por causa da alergia ao esparadrapo será que de um braço iria pro corpo todo assim? Alguém sabe me dizer??? Agradeço desde já obs já estou internada a dois messe por outro motivo...

    ResponderExcluir
  12. Pode passar a pomada de hidrocortisona nas alergias ao esparadrapo

    ResponderExcluir