quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Curiosidade sobre o Docetaxel

No dia 23/09, internei para a segunda semana do novo esquema (Gemcitabina e Docetaxel). Graças a Deus, meu sangue estava bom e não precisei atrasar novamente.
Essa medicação requer alguns cuidados especiais para a infusão. Toda quimioterapia precisa de medicamentos pré-infusão, como a Dexametasona e Ondansetrona. Para essa, precisa de Ranitidina e Dexclorfeniramina e a Dexametasona começa desde o dia anterior da QT, porque tem muito risco de alergia. Mas o cuidado pré que achei mais interessante foi o gelo aplicado nas mãos e pés, para diminuir a circulação nessas regiões e evitar que chegue muita quimioterapia ali. O gelo começa 15 minutos antes, fica durante toda infusão e ainda por mais 45 minutos depois que acaba. Ou seja, 1 hora e 30 minutos de dedinhos congelados. Ainda bem que está fazendo um calor de rachar aqui em Brasília e refrescar um pouquinho cai bem.


Conversei com o médico sobre a indicação desse resfriamento, ele disse que o Docetaxel tem efeito grande na pele e unhas, tornando-as frágeis, quebradiças, com risco de cair e desenvolver micoses. Desde que eles começaram a usar esse procedimento, os efeitos reduziram bastante. Vou acompanhar os resultados nas minhas próprias unhas. Essa foto está terrível, as unhas horrorosas, porque é assim que elas ficam quando o sangue está ruim, não faço nenhum cuidado a não ser hidratar (às vezes, lixo para reduzir o tamanho se começam a ficar compridas demais).




Aproveitei para fazer uma pesquisa sobre esse "tratamento". A medida que eu for acompanhando os resultados, vou registrando o que achei na literatura sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário