quarta-feira, 18 de maio de 2011

Vão-se os anéis, ficam os dedos

Os primeiros sintomas da quimioterapia começaram a aparecer. Na sexta-feira passada, tive febre e precisei passar a noite no hospital rastreando uma infecção. Graças a Deus, foi apenas o susto mesmo e voltei para casa no dia seguinte bem melhor. Ontem, caiu meu primeiro "tufo" de cabelo. Antes, os fios estavam caindo um pouco mais que o normal, mas aos fios. Ver cair tanto cabelo ao mesmo tempo deu medo. De todos os efeitos colaterais da quimioterapia, perder o cabelo foi o único que me deram a certeza de que iria acontecer. Portanto, já sabia o que me esperava.
Sempre cuidei do cabelo excessivamente. Adorava meus cachos. Estava sempre preocupada se não estava arrepiado ou armado demais. Queria mantê-los comprido sempre. No entanto, desde que soube da doença, precisei cortar mais curto porque não estava dando conta de cuidar dar madeixas, pela restrição de movimento do braço. Hoje, vou cortá-lo o mais curto possível, para que não tenha a sensação de tanta perda, ou que não caiam montes de fios a cada passada de mão pelos cabelos. Isso pode ser apenas uma impressão minha, afinal, a perda é inevitável, como já me alertaram.
Ficar careca não é coisa mais agradável para uma mulher, mas se esse é preço a pagar pela cura, fico mil vezes careca. Cabelo cresce novamente! Pensando pelo lado positivo, crescerá renovado, pode até crescer diferente. Depois de muitos anos, verei meu cabelo natural, sem qualquer tinta ou química. Já nem me lembro de como são os cabelos "virgens". O frio está chegando e muitos lenços, gorros, chapéus darão o toque fashion à minha "carequice". E, porque não, uma peruca também!
A vida é um ciclo. As coisas vão e vem num movimento incessante. O fascínio está em não ser estático, estagnado. Se prender às coisas materias, que são estáticas, impedem essa nossa renovação. É preciso se prender àquilo que está dentro de nós e em constante crescimento para o bem, como a espiritualidade, a sabedoria, a bondade, a humildade, a paciência. Cultivar essas virtudes nos dá forças para atravessar qualquer dificuldade e aceitar as perdas. Afinal, vão-se os anéis, ficam os dedos.

9 comentários:

  1. Lindo, muito emocionante ver você descrever aqui essa fase (momento) da sua vida que logo passará e restará apenas um crescimento espiritual e um aprendizado enorme que só a vida e seus percalços nos dá e nos ensina... Parabéns pela coragem e iniciativa, afinal não são para todos tais atitudes. Força, fé e coragem que tudo ocorrerá bem.... rezarei por você e sua família para que ocorra tudo bem, e que você tenha sempre todo o apoio necessário. Fique em paz!

    Maurício Weber

    ResponderExcluir
  2. amore! peruca rocks! conheço uma menina que levou isso com o melhor dos humores. pois já que era pra usar peruca ela resolveu experimentar todas: um dia saía loira, no outro ruiva, cabelos longos, cabelos curtos. pode ser divertido! e abuse dos lenços an cabeça que é mesmo toda chance de ousar pra quem não saiu muito "viúva porcina" originalmente...
    hoje fui fazer um alinhamento energético bacana e aprendi a enviar bolas de luz e amor pra quem eu quiser o bem. mandei umas 3 vezes pra vc enquanto treinava (sentiu?) e vou mandar todos os dias!
    beijos mil!

    ResponderExcluir
  3. parabens, pelo site, maravilhoso, nuca se esqueca,as pessoas te amam pelo oq vc e nao pelo seu cabelo, vc foi e sempre sera especial pra mim,cabelo todo mundo tem, mais boa personalidade sao poucas, estarei sempre do seu lado, mesmo loge, sempre estarei pessando em ti, estamos todos contigo.....

    ResponderExcluir
  4. ih, dou o maior apoio para variar: um dia loira, outro morena... Vc é linda, mesmo!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Flavinha! A sua ENORME força interior vai fazer crescer seu lindo cabelo novamente. Lembre-se que estamos aqui para compartilhar com vc e nossas orações com certeza te ajudarão nesse momento. Mas lembre-se sempre de rezar, pois às vezes em um momento de febre ou dor, pode ficar mais difícil...Enorme bj!

    ResponderExcluir
  6. Flavia,
    Já que tem que ser assim, que seja da forma mais bem humorada ou a que faça você ficar de bem com o espelho, não é?!
    A idéia da peruca, cada dia de um jeito, deve ser ótima: dá pra variar bastante. Se quiser, posso ir com você no dia da compra. Basta ligar, ok?!
    Tenho certeza que seus cabelos voltarão e serão lindos novamente!
    Tudo isso passará e logo você estará "inteira" novamente.
    Te amamos!!!
    Sua prima Luciana

    ResponderExcluir
  7. Flavita,
    Lembrei do texto do Pessoa:
    "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."
    Acredito em propósitos e sei que Deus, por meio deles, nos dá a chance de nos tornarmos melhores.
    E fiquei pensando na mudança de visual, que também é uma oportunidade de se refazer, repensar, reeducar, renascer...
    Você é linda de qualquer maneira e agora vai poder explorar ainda mais as infinitas possibilidades de SER!!!
    Um beijo grande! Te amo!
    Taci

    ResponderExcluir
  8. Linda Parabenes pela a sua força, pela a sua coragem! Deus não dar o frio maior que o cobertor. vc é uma eleita dele! se não fosse forte e capaz, não estaria passando essa lição de vida para todos nós! vai ficar boa antes do que imagina.... oro por vc todos os dias. você mora no meu coração desde muito pequenina. Deus te abençoe, fique bem.......

    ResponderExcluir